depois de quase seis anos envolvido com fabricação digital, makerspaces, fab labs e afins, consegui reunir forças para colocar - da forma mais simples possível - um blog (?) no ar.
nesse tempo todo, muita, muita coisa rolou.
participei do comecinho do fab lab sp (graças ao prof. paulo fonseca de campos, o primeiro da rede no brasil), fundei junto com o marco rossi o garagem fab lab, abrimos (puxado por heloisa neves, alex garcia e mais um monte de gente bacana) a associação fab lab brasil, tocamos em grupo uma campanha bem sucedida no catarse, entrei no mestrado-que-virou-doutorado, abri e fechei três empresas, ajudei na gênese da rede pública de fab labs livres em são paulo, tive filhos, vi (com orgulho) o garagem ganhar asas e ser tocado por pessoas queridas e, recentemente, encontrei meu caminho no olabi, o makerspace tocado pela querida gabi agustini e as mulheres mais fodas do brasil!
durante esse percurso, criei, co-criei, participei, dei pitacos e apoiei uma porrada de projetos e coisas que eu nunca tive tempo de parar para organizar, catalogar e colocar no ar. documentar sempre fica pra depois, todo maker sabe do que estou falando…agora chegou a hora!
mas (sempre tem um mas…) é claro que não deu tempo ainda de subir tudo. o que consegui mesmo até agora foi reunir os links para um clipping pessoal de notícias. mais do que falar sobre mim, essa coletânea é quase uma história da chegada da rede de fab labs no brasil, mostrando também algumas pessoas que estiveram envolvidas com esse processo ao longo dos últimos quatro ou cinco anos.
além disso, listei as datas e links de todos os cursos e palestras mais significativas que dei nesse tempo (vou disponibilizar os arquivos mais pra frente) e, por fim, iniciei a documentação completa de dois projetos muito importantes para mim: a conversão da laser chinesa do olabi, que virou open source, e a versão brasileira do protótipo do cubetto, um projeto antigo do garagem, que vou retomar nesse semestre para a escola dos meus filhos.
espero com isso poder de alguma forma retornar um pouco de informação para essa rede, que tanto me deu ao longo desse caminho!
#nãomate #govegan